Litteratus: Capacitar para saber

O projeto Litteratus: Capacitar para saber tem como objetivo desenvolver competências nas áreas da literacia da leitura, da informação e dos media, com autonomia.

Partindo das oportunidades oferecidas pelas disciplinas de Projetos e de Cidadania e Desenvolvimento, a biblioteca escolar articula com os docentes na planificação de atividades e na dinamização de sessões com as turmas, incentivando o recurso a ambientes virtuais de aprendizagem e a utilização de competências de literacia digital para produzir conteúdos de forma criativa.

Ao longo do ano letivo são dinamizadas sessões para a apresentação do guião de pesquisa The Big6; de pesquisa avançada na Internet e avaliação de páginas Web; sobre Direitos de Autor e referências bibliográficas; sobre produção de conteúdos e formas de apresentação oral.

O projeto prevê, ainda, a criação de um repositório digital de escola, com os conteúdos produzidos pelos alunos para arquivo e divulgação dos trabalhos realizados ao longo da sua implementação.


O projeto Litteratus: capacitar para saber foi distinguido pela Rede de Bibliotecas Escolares no âmbito da candidatura Ideias com Mérito 2022. 

Iniciou-se na Escola Básica Professor Egas Moniz, a título experimental, no ano letivo 2021-2022, envolvendo as turmas da escola que realizaram pesquisas sobre Contos de Fadas e Contos Tradicionais de todo o Mundo. 

No ano letivo 2022-2023 foi implementado com três turmas do 5ºano (5ºD, 5ºE e 5ºH), o respetivo professor de Projetos e o envolvimento de outras áreas curriculares. 



Os alunos escolheram o tema: "Animais de diferentes partes do mundo" e formaram-se vários grupos de trabalho em cada uma das turmas envolvidas. Depois, cada grupo escolheu o "seu" animal e o país em que está representado.



Seguindo o Guião de Pesquisa "The Big6" que foi apresentado às turmas, os alunos foram realizando as pesquisas sobre um determinado animal e o seu habitat, começando pelo país onde o mesmo pode ser encontrado, tanto em livros constantes da Biblioteca como em sites da web.



Os países e os animais trabalhados pelas turmas foram:


Enquanto isso, a BE foi realizando sessões com as turmas sobre Pesquisa simples e avançada na Internet, Direitos de Autor e Referências bibliográficas, para que os alunos executem e apresentem os seus trabalhos de pesquisa seguindo todos os  requisitos, nomeadamente referindo as fontes de informação. 



Abaixo estão os materiais usados no projeto e a divulgação dos trabalhos finais dos alunos.

Recursos usados no projeto:

Criado com o Padlet

Trabalhos realizados pelos alunos / ano letivo 2022-2023:
 

Criado com o Padlet

Sem comentários:

Enviar um comentário