quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Anualmente, no dia 11 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, declarado em 22 de dezembro de 2015 pela Resolução A/ RES/ 70/212 aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de se promover o acesso pleno e igualitário e a participação na ciência para mulheres e raparigas.

Porquê?

Porque se tem verificado que, nos últimos 15 anos, as mulheres e raparigas continuam a ser excluídas de uma participação efetiva na área da Ciência, continuando a verificar-se uma segregação das ocupações profissionais em função do sexo, pelo que as mulheres trabalham muitas vezes em áreas profissionais menos reconhecidas e com menor remuneração.

A igualdade de género é uma prioridade global para a UNESCO bem como a apoio à educação das raparigas e à sua plena participação na sociedade, na promoção do desenvolvimento e da paz.

A Comissão para a cidadania e Igualdade de Género produziu uma animação intitulada Engenheiras por um dia, que se enquadra perfeitamente neste Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, que podes ver aqui.




quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

 Segurança na Internet: perigos online

Para assinalar o Dia da Internet Mais Segura celebrado a 9 de fevereiro, a Biblioteca Escolar proporcionou encontros com a Dr.ª Cláudia Outeiro, do Instituto de Apoio à Criança e co-autora dos livros “Alerta Premika! Risco online detetado”. Participaram neste encontro online, com recurso ao Google Meet, as turmas do 5.º G, do 6.º B, C e G, nos dias 10 e 11 de fevereiro.

À hora combinada, as professoras de Cidadania e Desenvolvimento ou Diretoras de Turma enviaram o link da sessão à nossa convidada e à professora bibliotecária.

A Dr.ª Cláudia abordou temas como a segurança na Internet – utilização de passwords fortes, a privacidade nos perfis dos utilizadores nas redes sociais, a publicação de conteúdos íntimos -, o cyberbullying e as ameaças nas redes sociais particularmente o grooming sexual na Internet.

Antes de terminar, apresentou um vídeo muito esclarecedor produzido pelas autoridades policiais, seguido de uma análise exploratória.

Envolveu, depois, as turmas num Kahoot intitulado “Utilizas as redes sociais em segurança?”, cujos resultados de 2 turmas divulgamos:


Parabéns aos vencedores! 

Como sugestão de leitura, ficam os livros "Alerta Premika! Risco online detetado 1 e 2, que foram ofertados à Biblioteca pela autora.

À nossa querida convidada e amiga, aqui deixamos e manifestamos publicamente o nosso obrigado!


Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola

 

Como já é do vosso conhecimento, o Agrupamento de Escolas de Massamá encontra-se a participar na 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), uma atividade colaborativa e articulada entre as bibliotecas escolares e os professores titulares de turma do 1.º ciclo e os professores de Português dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário.

A 1.ª fase deste concurso decorreu a nível de escola e nela estiveram envolvidos:

- 32 alunos do 1.º Ciclo;

- 16 alunos do 2.º Ciclo;

- 28 alunos do 3.º Ciclo (20 alunos da EB Professor Egas Moniz e 8 da Escola Secundária Stuart Carvalhais)

- 6 alunos do Ensino Secundário.

Nas duas primeiras semanas de janeiro, decorreram nas bibliotecas escolares as provas de verificação de leitura da fase de escola, relativas aos livros selecionados.

Ficaram apurados:


Estes alunos representarão o nosso Agrupamento de Escolas na Fase Municipal do CNL, que, devido às circunstâncias, foi reagendado para o dia 8 de março, em horário ainda não comunicado.

Expressamos aqui as nossas felicitações a todos os alunos que se inscreveram e, particularmente, aos alunos apurados para a próxima fase.

Agradecemos a todos os docentes o seu envolvimento e a sua colaboração.


 Segurança na Internet: 5 conselhos para navegares online


terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Semana da Internet + segura

 

Queres descobrir comportamentos de um cidadão digital escondidos nos botões da imagem?
Lê o QR Code para visualizares os vídeos e realizares os jogos.