segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

 

“LEITORES RAPPERS” RAFAEL A. & SUA MÃE

VENCEDORES do Concurso "Ler+ em voz alta"

 Escutem. Apreciem. Acompanhem-nos. DIVIRTAM-SE!





domingo, 21 de fevereiro de 2021

 E OS VENCEDORES SÃO…



Queridos leitores e participantes do CONCURSO DE LEITURA EM VOZ ALTA, realizado em parceria entre a BE Os Letrias, da EB de Xutaria, e a Associação de Pais desta escola:

Após longo debate, eis que temos a anunciar não quatro, mas sim cinco VENCEDORES!

Fomos surpreendidos pela originalidade das leituras e não podíamos deixar de premiar as famílias dos alunos em questão: Beatriz C., Diogo G., Margarida G., Madalena M. e Rafael A.. PARABÉNS!

Fiquem atentos, porque os áudios vencedores vão ser divulgados, com a autorização dos pais. Por isso, todos vós, que seguem o nosso blogue das BE e a página de Facebook da Associação de Pais da EB de Xutaria, vão poder usufruir e divertir-se com as leituras dos vencedores.

Obrigado a todos!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

SUGESTÕES PARA APOIAR O ESTUDO EM CASA



Foto: https://www.unicef.pt/coronavirus-sugestoes-para-apoiar-o-estudo-em-casa/

Clicar na imagem para aceder à página da UNICEF.

Tendo em conta o contexto de pandemia que continuamos a viver, as nossas escolas estão a funcionar em regime de “Ensino @ Distância – E@D”, não presencial. A UNICEF vem juntar-se à voz de vários especialistas que orientam agentes educativos no sentido de ser necessário seguirmos estratégias que ajudem as crianças a abraçarem novas rotinas e a cumprirem novos hábitos de estudo.

Na página da Unicef, que aqui partilhamos, são apresentadas sugestões para apoiar as crianças, pais e docentes a organizarem o seu dia durante o período letivo em regime de E@D.



domingo, 14 de fevereiro de 2021

ALL YOU NEED IS LOVE

            14 de fevereiro – Dia dos Namorados – Dia de S. Valentim

Neste dia, com amor, carinho e amizade, oferecemos-te a canção “All you need is love”, do grupo britânico Beatles. 

Fica em casa e escuta as tuas canções românticas preferidas.

Clica na imagem acima para ouvires a canção.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Anualmente, no dia 11 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, declarado em 22 de dezembro de 2015 pela Resolução A/ RES/ 70/212 aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de se promover o acesso pleno e igualitário e a participação na ciência para mulheres e raparigas.

Porquê?

Porque se tem verificado que, nos últimos 15 anos, as mulheres e raparigas continuam a ser excluídas de uma participação efetiva na área da Ciência, continuando a verificar-se uma segregação das ocupações profissionais em função do sexo, pelo que as mulheres trabalham muitas vezes em áreas profissionais menos reconhecidas e com menor remuneração.

A igualdade de género é uma prioridade global para a UNESCO bem como a apoio à educação das raparigas e à sua plena participação na sociedade, na promoção do desenvolvimento e da paz.

A Comissão para a cidadania e Igualdade de Género produziu uma animação intitulada Engenheiras por um dia, que se enquadra perfeitamente neste Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, que podes ver aqui.




quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

 Segurança na Internet: perigos online

Para assinalar o Dia da Internet Mais Segura celebrado a 9 de fevereiro, a Biblioteca Escolar proporcionou encontros com a Dr.ª Cláudia Outeiro, do Instituto de Apoio à Criança e co-autora dos livros “Alerta Premika! Risco online detetado”. Participaram neste encontro online, com recurso ao Google Meet, as turmas do 5.º G, do 6.º B, C e G, nos dias 10 e 11 de fevereiro.

À hora combinada, as professoras de Cidadania e Desenvolvimento ou Diretoras de Turma enviaram o link da sessão à nossa convidada e à professora bibliotecária.

A Dr.ª Cláudia abordou temas como a segurança na Internet – utilização de passwords fortes, a privacidade nos perfis dos utilizadores nas redes sociais, a publicação de conteúdos íntimos -, o cyberbullying e as ameaças nas redes sociais particularmente o grooming sexual na Internet.

Antes de terminar, apresentou um vídeo muito esclarecedor produzido pelas autoridades policiais, seguido de uma análise exploratória.

Envolveu, depois, as turmas num Kahoot intitulado “Utilizas as redes sociais em segurança?”, cujos resultados de 2 turmas divulgamos:


Parabéns aos vencedores! 

Como sugestão de leitura, ficam os livros "Alerta Premika! Risco online detetado 1 e 2, que foram ofertados à Biblioteca pela autora.

À nossa querida convidada e amiga, aqui deixamos e manifestamos publicamente o nosso obrigado!