terça-feira, 30 de março de 2021

 

Formas de ser gentil online



Partilhamos aqui o cartaz, “Formas de ser gentil online” recomendado pela Direção Geral de Educação, desenvolvido para a formação MOOC “E@D na Escola”.

Temos vivido tempos diferentes que têm mudado as nossas vidas quer social quer profissionalmente. O computador transformou-se no nosso local de estudo/trabalho, no nosso espaço de convívio e no espaço de diversão. A nossa presença online, a forma como nos comportamos, o que dizemos ou fazemos constroem, dia após dia, a nossa identidade digital. Que pegada queremos deixar? Como queremos que os outros nos vejam e recordem?

Enquanto cidadãos, na vida real não podemos dizer nem fazer tudo da forma que queremos. Há normas que regulam a nossa vida em sociedade; há boas maneiras instituídas que vamos aprendendo desde o berço e que devemos respeitar para uma sã convivência em qualquer dos ambientes que frequentemos.

Também no online, existem regras de Netiqueta que apelam a uma conduta correta, pautada pelo respeito por si próprio e pelo Outro. Fazem parte daquilo a que se chama Cidadania Digital.

segunda-feira, 29 de março de 2021

 

Miúdos a votos!

A campanha continua a bom ritmo! O Samuel N. defende o livro de Luís Sepúlveda “A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”.


Bom trabalho!

Parabéns, Samuel!

 

Miúdos a votos!

E aqui estamos nós em mais um momento da campanha eleitoral. Agora é a vez de a turma B do 6.º ano sair em defesa do livro “Ulisses” de Maria Alberta Menéres, sob a orientação da Prof.ª Helena Martins.

Dinis M.

Beatriz S.

Carlota C.

Bom trabalho!

Parabéns a todos!

 

Miúdos a votos!

E a campanha continua! Desta vez pelo livro Gravity Falls: Diário 3 de Alex Hirsch e com o apoio da Professora Vera Saragaço na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento.

6.ºA

6.ºA

E ainda ...


Miguel C., 6.ºA

Bom trabalho! 

Parabéns a todos.


sexta-feira, 26 de março de 2021

 

Miúdos a votos!

A campanha não para. Faz-se agora pelo livro “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, pela mão de Clara B.


Bom trabalho!

Parabéns, Clara!


terça-feira, 23 de março de 2021

 MIÚDOS A VOTOS

Campanha eleitoral



A campanha está na rua!

Partilhamos alguns dos trabalhos realizados por alunos dos 2.º e 3.º Ciclos da EB Professor Egas Moniz.

A Fada Oriana, Enderson C.


A Fada Oriana, Inês C.



segunda-feira, 22 de março de 2021

 

Sugestões de leitura


Aproveita este dia, Dia Mundial da Poesia, abre um livro de poesia e lê.

Deixamos-te 4 sugestões:


Dizia Sophia de Mello Breyner Andresen que «este livro (…) é constituído por obras de poetas de todos os países de língua oficial portuguesa; é um livro de iniciação, destinado à infância e à adolescência e onde procurei reunir poemas que, sendo verdadeira poesia, sejam também acessíveis. […]» (in Posfácio da primeira edição)

O Pássaro da Cabeça reúne diversos poemas infantis de Manuel António Pina, acompanhados pelas magníficas imagens realizadas pela pintora Ilda David.


Com risos e ritmos, Luísa Ducla Soares ensina a pensar. O nonsense como forma de dar a ver os desacertos do mundo: o racismo, a guerra, a solidão, a violência.
Fio condutor desta guirlanda de poemas: o tempo - os tempos de agora, os tempos antigos, o tempo do relógio...  [Fonte: www,fnac.pt]


Um homem que recolhe palavras durante a noite e trata delas durante o dia: o limpa-palavras. A palavra obrigado agradece-lhe. A palavra brisa refresca-o. A palavra solidão faz-lhe companhia.
Um guarda-redes míope que confunde a realidade com a sua imaginação. Não vê o jogo, mas pode imaginá-lo. Melhor do que saber o que está a acontecer é saber o que poderia ter acontecido? Uma série de portas sem as quais nada acontecia. Um sorriso abre-as. Uma palavra também, se for uma palavra-chave. E mais, muito mais... 
[Fonte: www,fnac.pt]