O dia 27 de janeiro foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”.
O propósito deste dia é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus, um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória, e homenagear milhões de outras vítimas do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. A data visa alertar para o combate ao antissemitismo, ao racismo e a quaisquer outras formas de intolerância que possam levar à violência.
Para o secretário-geral, António Guterres, ao relembrar o Holocausto o mundo reconhece as ameaças à liberdade, à dignidade e à humanidade, inclusive no tempo atual. O chefe da ONU pede que o genocídio nunca seja esquecido, nem que se permita que outros o esqueçam, distorçam ou neguem.
A biblioteca Isabel Alçada pôs à disposição de professores e alunos livros como: "Aristides Sousa Mendes, homem de coragem", de José Jorge Letria e vários exemplares relacionados com a vida de Anne Frank, incluindo 14 exemplares da sua biografia adaptados ao nível etário dos alunos do 2º ciclo e que foram requisitados para aulas de Português e Cidadania.
Foi também exibido o filme: "O Diário de Anne Frank" em sessões agendadas na Biblioteca Escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário