quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola

 

Como já é do vosso conhecimento, o Agrupamento de Escolas de Massamá encontra-se a participar na 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), uma atividade colaborativa e articulada entre as bibliotecas escolares e os professores titulares de turma do 1.º ciclo e os professores de Português dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário.

A 1.ª fase deste concurso decorreu a nível de escola e nela estiveram envolvidos:

- 32 alunos do 1.º Ciclo;

- 16 alunos do 2.º Ciclo;

- 28 alunos do 3.º Ciclo (20 alunos da EB Professor Egas Moniz e 8 da Escola Secundária Stuart Carvalhais)

- 6 alunos do Ensino Secundário.

Nas duas primeiras semanas de janeiro, decorreram nas bibliotecas escolares as provas de verificação de leitura da fase de escola, relativas aos livros selecionados.

Ficaram apurados:


Estes alunos representarão o nosso Agrupamento de Escolas na Fase Municipal do CNL, que, devido às circunstâncias, foi reagendado para o dia 8 de março, em horário ainda não comunicado.

Expressamos aqui as nossas felicitações a todos os alunos que se inscreveram e, particularmente, aos alunos apurados para a próxima fase.

Agradecemos a todos os docentes o seu envolvimento e a sua colaboração.


 Segurança na Internet: 5 conselhos para navegares online


terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Semana da Internet + segura

 

Queres descobrir comportamentos de um cidadão digital escondidos nos botões da imagem?
Lê o QR Code para visualizares os vídeos e realizares os jogos.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

As Bibliotecas Escolares no plano E@D

 Partilhamos convosco este infográfico para que possam conhecer de que forma as bibliotecas escolares do Agrupamento se propõem trabalhar a distância.

No cumprimento estrito da nossa missão, queremos continuar a trabalhar em articulação com todos os docentes e a apoiar todos os nossos alunos!

Estamos, deste lado, à distância de um clique!

Bom recomeço a todos!




 Leitura em voz alta

                                                                    Fonte: Peter H. Reynolds’ artwork for Scholastic on World Read Aloud Day

A leitura em voz alta tem os seus quês. Exige algum treino. Deixamos-te aqui 6 sugestões que a Drª Sara Leite, nossa convidada na Semana da Leitura 2018/2019, para que possas tornar a tua leitura em voz alta mais expressiva:

Conhecer bem a história.

Lê o texto várias vezes para te sentires mais seguro e à-vontade para dizeres toas as frases sem hesitações nem enganos, com a entoação adequada à pontuação e aos estados de espírito das personagens. Se souberes como acaba a história, perceberás qual o tom com que deves começar a lê-la. Se o conheceres bem, conseguirás interpretá-lo como se fosses o seu autor.

Definir as vozes das várias personagens e do narrador.

Depois de conheceres bem o texto, decide qual será o timbre próprio de cada uma das vozes que nele falam. Procura inspiração em filmes e em peças de teatro. Para cada personagem, mantém a mesma voz Não se esqueça de ser coerente e fazer a mesma voz desde o início até ao fim do texto!

 Ajustar a velocidade de leitura ao texto.

A velocidade da leitura deve estar de acordo com o tipo de texto, com os sentimentos e a personalidade de quem fala. A Dr.ª Sara Leite explica que, por exemplo, é natural interpretar a fala de uma tartaruga com uma voz arrastada, que demora a acabar o que tem para dizer, e a fala de um ratinho assustado mais rapidamente, talvez mesmo “comendo” alguns sons pelo meio.

Acompanhar a leitura com expressões faciais.

A expressões faciais tornam as histórias ouvidas mais divertidas e entusiasmantes; alteram a qualidade da nossa voz, podendo torná-la ainda mais ajustada ao que é dito. Um franzir de sobrancelhas com a boca semicerrada adequa-se a uma fala ameaçadora, dita “entre dentes”, enquanto um ar de espanto e a boca bem aberta são apropriados para uma fala surpreendida.[…]

Animar a leitura com alguns sons.

Um bater de porta, um ranger do soalho, o uivo do vento ou de um lobo, uma explosão ou o pingar de uma torneira são exemplos de sons que podem ser reproduzidos por meio de onomatopeias para tornar as histórias ouvidas mais chamativas.

Dinamizar a leitura usando objetos.

O uso de alguns objetos dá mais dinamismo à história lida. Usa recursos que tenhas à tua disposição. Por exemplo, se a história faz referência a uma flor, uma colher ou uma sacola, podes reunir esses objetos para os teres à mão e criar um efeito teatral mais envolvente.  

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