Leitura em voz alta
Fonte: Peter H. Reynolds’ artwork for Scholastic on World Read Aloud Day
A leitura em voz alta tem os seus quês. Exige algum treino. Deixamos-te aqui 6 sugestões que a Drª Sara Leite, nossa convidada na Semana da Leitura 2018/2019, para que possas tornar a tua leitura em voz alta mais expressiva:
Conhecer bem a história.
Lê o texto várias vezes para te sentires
mais seguro e à-vontade para dizeres toas as frases sem hesitações nem enganos,
com a entoação adequada à pontuação e aos estados de espírito das personagens.
Se souberes como acaba a história, perceberás qual o tom com que deves começar
a lê-la. Se o conheceres bem, conseguirás interpretá-lo como se fosses o seu
autor.
Definir as vozes das várias personagens e do narrador.
Depois de conheceres bem o texto, decide qual será o timbre próprio de cada uma
das vozes que nele falam. Procura inspiração em filmes e em peças de teatro. Para
cada personagem, mantém a mesma voz Não se esqueça de ser coerente e fazer a
mesma voz desde o início até ao fim do texto!
Ajustar a velocidade de leitura ao texto.
A velocidade da leitura deve estar de
acordo com o tipo de texto, com os sentimentos e a personalidade de quem fala. A
Dr.ª Sara Leite explica que, por exemplo, é natural interpretar a fala de uma
tartaruga com uma voz arrastada, que demora a acabar o que tem para dizer, e a
fala de um ratinho assustado mais rapidamente, talvez mesmo “comendo” alguns
sons pelo meio.
Acompanhar a leitura com expressões faciais.
A expressões faciais tornam as histórias ouvidas mais divertidas e entusiasmantes; alteram a qualidade da nossa voz, podendo torná-la ainda mais ajustada ao que é dito. Um franzir de sobrancelhas com a boca semicerrada adequa-se a uma fala ameaçadora, dita “entre dentes”, enquanto um ar de espanto e a boca bem aberta são apropriados para uma fala surpreendida.[…]
Animar a leitura com alguns sons.
Um bater de porta, um ranger do soalho, o uivo do vento ou de um lobo, uma explosão ou o pingar de uma torneira são exemplos de sons que podem ser reproduzidos por meio de onomatopeias para tornar as histórias ouvidas mais chamativas.
Dinamizar a leitura usando objetos.
O uso de alguns objetos dá mais dinamismo à história lida. Usa recursos que tenhas à tua disposição. Por exemplo, se a história faz referência a uma flor, uma colher ou uma sacola, podes reunir esses objetos para os teres à mão e criar um efeito teatral mais envolvente.
A
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