O Dia Mundial dos
Oceanos é assinalado, todos os anos, no dia 8 de junho, como alerta às populações
para a sua importância nas suas vidas enquanto "pulmões do planeta" e
emissores de grande parte do oxigénio que respiramos, como agentes reguladores
do clima e importante fonte de alimento e de substâncias para novos medicamentos.
Em cada ano é
definido um tema pela ONU, à volta do qual giram as iniciativas que se
desenvolvem a nível mundial. O tema definido para este ano de 2021 é “Oceanos:
via e subsistência”, ameaçados que estão devido à sobreexploração dos seus
recursos e à imensidão de agentes poluidores que o estão a destruir.
Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas,
António Guterres
É um dia de
reflexão e consciencialização sobre os benefícios que oferecem à Humanidade. Impõe-se
um esforço coletivo para melhorar a saúde dos oceanos, de modo a garantir-se um
futuro sustentável e em equilíbrio com a Natureza.
segunda-feira, 7 de junho de 2021
Exposição "Convenção sobre os Direitos das Crianças"
Para assinalar o Dia da Criança, a Biblioteca Escolar Isabel Alçada trouxe à escola a exposição “Convenção sobre os Direitos da Criança” concebida e organizada pelo Instituto de Apoio à Criança em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.
Uma exposição composta por 12 expositores roll-up fantásticos, muito atrativos e apelativos, com imagem do cartoonista Nelson, que apresentam a Convenção sobre os Direitos da Criança.
O 1.º painel dá a conhecer aos alunos o artigo 1.º da CDC sobre o que é a criança, ordena cronologicamente as várias alterações a esta Convenção e os 4 grandes pilares sobre as quais esta Convenção assenta: a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e o desenvolvimento, a opinião da criança.
Destaca um conjunto de artigos fundamentais, de complementaridade mais próxima, chamando a atenção da criança pela imagem e pelo texto. Depois da exploração do conteúdo de cada painel, os alunos são convidados a participar ativamente no jogo “Caminho dos Direitos”. Organizados em equipas de 3 alunos, descalços encarnam o papel de peões e percorrem um caminho cheio de obstáculos – 50 questões relativas à CDC – entre a casa de início e a de fim do jogo. De uma forma lúdica e divertida, as crianças questionam, surpreendem-se, adquirem um maior conhecimento sobre os seus direitos e deveres.
Afinal, poucas sabem que um dos direitos da criança ´o Direito de conhecer os seus direitos.
Reconhecendo a importância desta exposição e dos momentos de conversa e debate com os alunos, la Biblioteca Escolar organizou 22 sessões; pretendeu-se que todas as turmas fossem incluídas (45’ para as turmas do 3.º ciclo e 90’ para as turmas do 2.º ciclo). Em algumas turmas do 3.º ciclo, os 45’ revelaram-se insuficientes pelo debate nascido e que se pretendia manter para lá do tempo.
Que bom! O que todos queremos são cidadãos mais
conscientes, mais responsáveis, com maior espírito crítico, mais participativos
e interventivos na sociedade em que estão inseridos, capazes de ajudar a construir
um mundo mais igual e mais justo.
Um grande obrigado a todas as turmas e a todos os
professores que as acompanharam e colaboraram!
Um grande bem-haja, também, ao Instituto de Apoio à Criança que, pelas mãos da Dr.ª Cláudia Outeiro, ofereceu à Biblioteca Escolar um conjunto de materiais pedagógicos relativos ao tema.
quarta-feira, 2 de junho de 2021
MIÚDOS A VOTOS
Foram
hoje divulgados os resultados da eleição “Miúdos a votos: o livro + fixe”.
Participaram
nesta eleição 75715 alunos entre o 1.º e o 12.º anos.
O projeto #SerMaisPróximo deu os
primeiros passos no mês de dezembro. Tinha por objetivo promover a
solidariedade, sempre potenciada, na época natalícia.
Estamos em maio e o projeto continua a
sua caminhada. Para que conheças bem o seu objetivo e o possas divulgar,
propomos-te que vejas este pequeno vídeo com muita atenção.
Reflete sobre o seu conteúdo sozinho, em família ou com os colegas e amigos. Desafia-os a colaborar.
Quando todos ajudam, a vida é um pouco mais fácil.
Sê solidário! Ajuda os outros a sorrir!
Campanha #MassamáTemEsperança
A Biblioteca Escolar junta-se à Profª
Paula Lopes de EMRC para que a divulgação desta campanha saia dos muros da escola
e sensibilize mais cidadãos para esta causa.
Junta-te a nós!
Unidos somos mais fortes!
quarta-feira, 12 de maio de 2021
Concurso Medi@ção 2021
O Concurso Medi@ção 2021 é a 4ª edição desta iniciativa que tem como
objetivo promover, principalmente, junto dos mais novos o uso crítico,
responsável e criativo dos media.
O tema desta edição “A minha experiência com os media em tempos de
pandemia” desafia os alunos a refletir sobre a sua experiência e a
testemunhar as contribuições positivas e negativas na utilização dos media no
ensino a distância, no convívio com os seus amigos e no bem-estar social, na
sua relação com a família e a nível individual. Os trabalhos a apresentar
a concurso podem ser individuais ou em grupos, mas sob orientação de um
professor.
A título de exemplo, a organização apresenta 3 questões que balizam
possíveis abordagens:
O que perdi e o que ganhei
durante a fase em que a minha relação com o mundo (os amigos, a escola…)
ficou limitada aos media?
O uso dos media tem contribuído
para o meu bem-estar diário, para o bem-estar na família, para uma melhor
relação com a escola?
Os media alargaram as minhas
possibilidades de escutar problemas, dificuldades e perspetivas dos outros
e, também, de fazer ouvir a minha voz?
Motivada pela professora bibliotecária, a Profª Carla Mata envolveu as
turmas D e E do 5.º ano neste concurso, de que resultaram 3 trabalhos, já
submetidos na plataforma respetiva.
Podes espreitar o que os vossos colegas produziram na página de Facebook da
Biblioteca Isabel Alçada.
- Podcast "A minha experiência com os media" de Bernardo E., do
5.º E;
- o poema “Media” do 5.º D;
- um RAP do 5.º E.
Agora, resta-nos aguardar os resultados. Parabéns a todos os participantes
pelo entusiasmo, pelo empenho e pelo interesse; parabéns à Profª Carla pela
orientação dos alunos e pela coordenação das atividades em sala de aula.
Parabéns, também, pela adesão às propostas que a Biblioteca apresenta,
proporcionando aos eus alunos, momentos de aprendizagem significativos e
informais.
terça-feira, 11 de maio de 2021
Oceano infinito, mistérios sem fim
Estrelas-do-mar
Este é o tema de uma série de posts que
nos propomos divulgar a partir de posts publicados pelo projeto “O MARE vai à
escola”, intitulado “Um mar de curiosidades!”.
O tempo começa a aquecer e a vontade de
passear à beira-mar está, este ano, ao rubro. Por isso, fica atento à
baixa-mar. Nessa altura, podes ir até às poças de maré e, quem sabe, ter a
sorte de encontrar uma estrela-do-mar. Mas, não te esqueças, observa-a mas sem
a retirares do seu habitat.
São curiosos estes seres. Pertencem ao
grupo dos Equinodermes, tal como os ouriços e os pepinos-do-mar, porque têm o
corpo coberto de espinhos. Têm, geralmente, 5 braços e formam uma simetria pentarradial.
O que significará esta expressão?
Perceberás se reparares bem na imagem:
Algumas espécies podem ter mais de 20 e
medir 1 metro de diâmetro.
Se, por acaso, pegares na estrela e a
virares ao contrário, poderás observar que, na parte inferior do corpo, os seus
braços apresentam pequenos pés – os pés ambulacrários, com ventosas ou sem ventosas,
conforme se deslocam sobre as rochas ou sobre a areia – que utilizam para se
locomover, para agarrar e levar os alimentos à boca, situada no disco central.
Possuem um sistema hidrovascular que usa
a pressão da água para insuflar ou esvaziar os seus pés durante a sua
locomoção.
Surpresa das surpresas. São carnívoras e
são predadores vorazes, chegando a alimentar-se de animais de tamanho, muitas
vezes, superior ao seu. Quando isto acontece, projetam o estômago para fora do
corpo e as enzimas estomacais digerem e dissolvem o alimento. Alimentam-se de
várias espécies de moluscos, crustáceos, vermes, corais e até alguns peixes. O
seu alimento preferido é o mexilhão, cujas conchas são capazes de abrir, dada a
impressionante força dos seus braços.
Têm uma incrível capacidade de
regeneração; se perderem algum dos braços quando se sentem ameaçadas, depressa
o reconstroem. O braço perdido pode, inclusivamente, gerar uma nova
estrela-do-mar. Algumas espécies conseguem
regenerar-se a partir de um único braço, desde que permaneça uma pequena parte
do disco central.
São animais sem
coração, porém, possuem um líquido com função semelhante ao do sangue, mas
incolor, chamada hemolinfa.
Embora pareçam não
possuir olhos, têm centenas de “ocelos”, um género de olhos muito
simplificados, na extremidade de cada braço, que lhes permitem distinguir a luz
da escuridão bem como os movimentos ao seu redor.
Repara na mancha ocelar
arroxeada que possuem na extremidade dos braços.
São animais muito
sensíveis à poluição, uma vez que o seu sistema respiratório é muito básico,
pelo que não são capazes de filtrar as toxinas presentes na água. São, por
isso, muito sensíveis à poluição.
Existem perto de 2000
espécies diferentes de estrelas-do-mar, de várias, formas, cores e até com
comportamentos diversos. Algumas têm o corpo ligeiramente rugoso, outras têm
bastantes espinhos.