segunda-feira, 14 de setembro de 2020

DE VOLTA À ESCOLA

Olá!
O tão desejado regresso à escola chegou. 
Vais, finalmente, poder reencontrar-te com os teus colegas, pôr as conversas em dia, conviver, embora com muitas restrições. Mas, sempre é melhor do que estar em casa. Não achas?
Partilhamos contigo este vídeo, que te recorda os comportamentos primários a adotar, para te protegeres a ti e protegeres os outros.
Visualiza-o com muita atenção. Memoriza cada uma das cenas. Vais precisar de as relembrar diariamente, de manhã à noite, dentro ou fora da escola.
Bom ano letivo!

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Dia Internacional da Literacia

 

O Dia Internacional da Literacia celebra-se a 8 de setembro por decisão da UNESCO, desde 1966. A sua celebração a nível mundial, tem por objetivo destacar a literacia como um direito humano fundamental, porque é a base para a aprendizagem ao longo da vida.

Infelizmente, numa sociedade moderna, tecnológica e avançada como a nossa, ainda há muitos milhões de pessoas adultas que não sabem ler nem escrever e de crianças que, mesmo em idade escolar, estão impossibilitadas e impedidas de ir à escola.

Cerca de 773 milhões de adultos em todo o mundo, dos quais meio milhão de portugueses não possuem competências básicas de alfabetização.

A pandemia que estamos a viver e a obrigatoriedade do confinamento, revelou as desigualdades no acesso ao ensino e à aprendizagem. Por isso, para este ano de 2020, a UNESCO propõe como tema "O ensino e a aprendizagem da alfabetização na crise COVID-19", apelando aos educadores para a necessidade de uma mudança das pedagogias. 

É preciso contribuir para a redução dessas desigualdades e para que todos, sem exceção, vejam reconhecido o seu direito à educação e tenham, efetivamente, acesso ao ensino e às aprendizagens mesmo que a distância. É preciso que todos saibam como utilizar as tecnologias ao serviço da construção das aprendizagens; é preciso que todos possam dispor de um computador/tablet/smartphone e de acesso à Internet para que, em casa, a distância, se possam conectar com a escola.

Como forma de celebrar este dia, o Plano Nacional de Leitura (PNL) convida-nos a todos a oferecer um livro a um jovem ou a um adulto das nossas relações pessoais: pais, filhos, avós, netos, namorados, colegas de trabalho, vizinhos, amigos, conhecidos ou outros. 

Convida-nos, também, a participar no encontro online promovido pela UNESCO, entre as 12h30 e as 14h30, de hoje (8 de setembro).



quinta-feira, 3 de setembro de 2020

A extinção dos dinossauros

Há quase 66 milhões de anos, o impacto de um asteróide provocou catástrofes sucessivas que conduziram à extinção dos dinossauros, que povoavam o planeta há já 165 milhões de anos. Esta é a teoria mais aceite pelos investigadores. Mas o que aconteceu realmente?

Na cratera de Chicxulub no México, aconteceu o evento que desencadeou a extinção dos dinossauros e da maior parte das espécies que viviam na Terra. Um asteróide com mais de 15 quilómetros de diâmetro atingiu a Península de Yucatán com uma potência de mil milhões de bombas atómicas, o que provocou uma onda de poeira e detritos que se espalhou por todo o planeta, provocando um escurecimento geral. A temperatura do planeta baixou e seguiram-se longos períodos invernosos.

Sem a luz solar, as plantas não conseguiam realizar a fotossíntese e morriam. Como são fundamentais para a cadeia alimentar, deu-se um efeito dominó, levando à morte de muitas espécies; acredita-se que tenham sido extintas 75% das espécies do planeta.

Esta alteração climática foi um processo lento e gradual que foi acompanhado por sismos, ondas gigantescas e outras catástrofes. Com o impacto foi libertado ácido sulfúrico e, devido ao aquecimento dos gases na atmosfera, formou-se ácido nítrico, diminuindo o pH da água e a consequente acidificação da água dos oceanos, extinguindo 96% das espécies marinhas.  

Graças à forma dos seus ovos, sobreviveram certas aves e o dinossauro de penas, o Archaeopteryx, era um parente das aves, do qual descendem as aves modernas. A descoberta do fóssil deste animal permitiu compreender a ligação evolutiva entre as aves e os dinossauros.

Os animais de peso inferior a 25 quilos foram os que sobreviveram com mais facilidade e daí a evolução dos mamíferos. Estes animais conseguiam proteger-se do frio ou do calor em cavernas ou locais marinhos.

Os dinossauros eram ovíparos e por isso desapareceram, uma vez que os ovos não podem ser muito grandes, pelo que os bebés dinossauros eram até 2500 vezes mais pequenos do que a mãe. Este motivo explica a dificuldade de adaptação que sentiam, à medida que cresciam, e a dificuldade de obtenção de alimentos numa altura em que estes escasseavam.

Será que a espécie humana sobreviveria se fosse atingida por um asteróide?

Fonte: https://canalhistoria.pt/blogue/o-asteroide-que-acabou-com-os-dinossauros


quarta-feira, 26 de agosto de 2020

MOMENTO DE RELAXAMENTO - 2


Olá a todos!
Hoje, partilhamos convosco uma belíssima curta metragem da Pixar Animations Studios, La Luna, que estreou em 06 de junho de 2011 e  foi indicada para o Óscar da melhor curta metragem animada em 2012. 
Trata-se de uma história muito simples, mas muito verdadeira. No seu primeiro dia de trabalho, o menino navega na companhia do pai e do avô que, cada um à sua maneira, lhe vão mostrando as ferramentas e ensinando as técnicas necessárias ao cumprimento das suas funções: limpeza e a arrumação da lua. Quer o avô quer o pai consideram que as suas técnicas são as melhores e não aceitam outras técnicas, outras ideias diferentes. Mas surgem alguns problemas porque cada um deles tem a sua maneira de pensar, a sua maneira de se expressar, a sua maneira de amar. Cada um deles é único e tem uma identidade próprias e um caminho único a seguir.
O barquinho onde as 3 personagens viajam é a nossa própria vida; o avô representa o passado, o pai representa o presente e o menino é o futuro. É com eles que o menino vai construindo as suas aprendizagens e descobrir as ferramentas  e as técnicas para criar a sua forma de ver e de encarar o mundo.
Se quiseres, convida a tua família para assistir. Não se esqueçam de no fim, falar sobre o enredo, sobre as personagens, sobre a mensagem que nos é transmitida.


terça-feira, 25 de agosto de 2020

VIVA OS OBJETIVOS!


Bem-vindo ao jogo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para crianças. A missão deste jogo é a de ajudar as crianças a perceberem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como estes impactam as suas vidas e o que podemos fazer, no nosso dia a dia, para ajudar a atingir os 17 objetivos até 2030.
Para começares a jogar, clica AQUI ou na imagem.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

CURIOSIDADES ESPANTOSAS

Olá!
Estás cansado(a) de ouvir falar de pandemia e de consequências dramáticas a nível económico, social e ambiental? Já leste todos os livros que te propuseste?
Então, visualiza este vídeo: fala-nos de records, de excentricidades e de contrastes fascinantes neste Mundo fantástico em que vivemos.




COVID-19 - A IMPORTÂNCIA DA MÁSCARA



A pandemia de COVID-19 impôs-nos o uso de máscara fora de casa como medida de proteção e prevenção individual e comunitária da transmissão do vírus.
A recomendação do uso da máscara não tem sido pacífica; ao longo de todos estes meses e, em função do conhecimento que se tem vindo a adquirir sobre o vírus, a doença e a sua propagação, os especialistas têm vindo a redefinir posições e recomendações com vista à contenção do vírus.
No entanto, e apesar dos alertas constantes, há pessoas que insistem em a não usar, pondo em risco a sua saúde e a dos outros.
Esta animação da UNICEF, produzida no âmbito da campanha que promoveu para o uso da máscara, explica, com humor, como a máscara pode ajudar na luta contra a propagação da COVID-19.
No vídeo podes, também, ver que o uso da máscara deve estar associado a outras ações de prevenção, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão, respeitar a etiqueta respiratória, respeitar e manter o distanciamento social recomendado.